terça-feira, 21 de abril de 2009

Soberba

"A soberba do teu coração te enganou, como o que habita nas fendas das rochas, na sua alta morada, que diz no seu coração: Quem me derrubará em terra?" Obadias 1:3

A soberba engana! Não confie em si mesmo, achando que é mais justo que alguém, achando que é mais santo que alguém, ou mais merecedor. Deus não faz acepção de pessoas. É o que diz a palavra. Pois Ele é benigno até com os ingratos e maus. Deus usou muitos homens que a olhos humanos não seriam usados. Davi foi um exemplo:

"Porém o Senhor a disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a altura da sua estatura, porque o tenho rejeitado, porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração." 1 Samuel 16:7

Pedro era pescador, Amós mexia com bois, Gideão o menor na casa de seu pai, Jefté filho de uma prostituta, Saulo que era perseguidor dos cristãos e depois se tornou Paulo. A bíblia fala de uma parábola do fariseu e do publicano:

“E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros:
Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano.
O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: O Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano.
Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo.
O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: O Deus, tem misericórdia de mim, pecador!
Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.”
Lucas 18: 9 a 14


"Em vindo a soberba, virá também a afronta; mas com os humildes está a sabedoria." Provérbios 11:2

"Ainda que o SENHOR é excelso, atenta todavia para o humilde; mas ao soberbo conhece-o de longe."
Salmos 138:6

"O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio." Provérbios 8:13

Um comentário:

André Rios disse...

Engraçado você tocar nesse assunto, pois eu estava pensando quanto mais me conheço, mais vejo que preciso do Pai... rs

Paz!
=)